Não ao roubo legal.

sábado, 27 de março de 2010

O Resultado do Roubo Legal

É impossivel introduzir na sociedade uma mudança e um mal maior que este: a conversão da lei num instrumento de roubo.

Quais são as consequências de tal perversão? Seriam precisos volumes para descrever elas todas. Daí, teremos de nos contentar ao indicar o mais controverso.

Em primeiro lugar, ela apaga da consciencia de todos a distinção entre a justiça e a injustiça.

Nenhuma sociedade consegue existir a não ser que as leis sejam minimamente respeitadas. A forma mais segura de tornar as leis respeitadas é de tornálas respeitaveis. Quando a lei e a moralidade se contradizem, o cidadão tem a alternativa cruel de perder o seu sentido moral ou o respeito pela lei. Estes dois males sao de igual consequencia, e seria dificil para uma pessoa escolher entre eles.

A natureza da lei é para manter justiça. Isto é tanto assim, que na mentalidade das pessoas, a lei e a justiça são a mesma coisa. Há dentro de todos nós uma forte disposição para acreditar que tudo o que é legal é legitimo. Esta crença está tão espalhada que muitas pessoas têm erradamente afirmado que as coisas são “justas” porque a lei assim o diz. Então, a fim de tornar o roubo justo e sagrado para muitas consciencias, basta a lei o decretar e sancionar. A escravidão, restrições, e o monopólio encontram defensores não só entre quem lucra com eles mas também com quem sofre devido a eles.

Sem comentários:

Enviar um comentário